OXUM
O Nome
Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia, Oxogbô, região nigeriana de ijexá e Ijebu.
A importância de Oxum
É Oxum quem gera o nascimento de novas vidas que estarão no período de gestação numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas doces.
Como Oxum é responsável pela fecundação, a união do espermatozoide e do óvulo forma o “ovo”, por isso, na comida de Oxum vão ovos....pois o ovo significa nova vida e Oxum é responsável por todas as fecundidades, fertilidades...
Expandindo esta significância de Oxum, dizemos que ela é a dona da fartura, da prosperidade tanto material quanto espiritual.
Então, quando começamos em um trabalho novo, devemos pedir a proteção de Oxum.
Pensando novamente na fartura, é Oxum quem preenche nossa mente com ideias; assim, por exemplo, se você está numa empresa e precisa entregar um projeto que não desenrola por falta de ideias, é a Oxum que suas orações devem ser direcionadas.
Oxum também tem como um de seus domínios, a atividade sexual e a sensualidade em si, sendo considerada pelas lendas uma das figuras físicas mais belas do panteão místico Iorubano. Sua busca de prazer implica sexo e também ausência de conflitos abertos – é dos poucos Orixás Iorubas que absolutamente não gosta da guerra.
Desempenha importante papel no jogo de búzios, pois à ela quem formula as perguntas que Exu responde.
CARACTERÍSTICAS DE OXUM
“Oxum não vê defeitos nos seus filhos, não vê sujidade. Os seus filhos são verdadeiras jóias, e ela só consegue ver o seu brilho. É por isso que Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua independência.
Oxum é o ardil feminino, considerada a deusa do amor, a Vênus africana. O casamento, o ventre, a fecundidade e as crianças são de Oxum, assim como, talvez por consequência, a felicidade.
Oxum é conhecida por sua delicadeza.
As lendas adornam-na com ricas vestes e objetos de uso pessoal Orixá feminino, onde sua imagem é quase sempre associada a maternidade, sendo comum ser invocada com a expressão "Mamãe Oxum".
Gosta de usar colares, joias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc.
Oxum é essencialmente o Orixá das mulheres, preside a menstruação, a gravidez e o parto.
Desempenha importante função nos ritos de iniciação, que são a gestação e o nascimento. Orixá da maternidade, ama as crianças, protege a vida e tem funções de cura.
Oxum mostrou que a menstruação, em vez de constituir motivo de vergonha e de inferioridade nas mulheres, pelo contrário proclama a realidade do poder feminino, a possibilidade de gerar filhos.
Oxum tem a ela ligado o conceito de fertilidade, e é a ela que se dirigem as mulheres que querem engravidar, sendo sua a responsabilidade de zelar tanto pelos fetos em gestação até o momento do parto, onde Iemanjá ampara a cabeça da criança e a entrega aos seus Pais e Mães de cabeça.
Oxum continua ainda zelando pelas crianças recém-nascidas, até que estas aprendam a falar.
É o orixá do amor, Oxum é doçura sedutora.
LENDA DE OXUM
Como Oxum Criou O Candomblé
Foi de Oxum a delicada missão dada por Olorum de religar o orum (o céu) ao aiê (a terra) quando da separação destes pela displicência dos homens. Tamanho foi o aborrecimento dos orixás em não poder mais conviver com os humanos que Oxum veio ao aiê (a terra) prepará-los para receber os deuses em seus corpos. Juntou as mulheres, banhou-as com ervas, raspou e adornou suas cabeças com pena de Ecodidé (um pássaro sagrado), enfeitou seus colos com fios de contas coloridas, seus pulsos com idés (pulseiras), enfim as fez belas e prontas para receberem os orixás. E eles vieram. Dançaram e dançaram ao som dos atabaques e xequerês. Para alegria dos orixás e dos humanos estava inventado o Candomblé.
Como Oxum Conseguiu O Segredo Do Jogo De Búzios
Oxum queria saber o segredo do jogo de búzios que pertencia a Exú e este não queria lhe revelar. Oxum foi procurá-lo. Ao chegar perto do reino de Exú, este desconfiado perguntou-lhe o que queria por ali, que ela deveria embora e que ele não a ensinaria nada. Ela então o desafia a descobrir o que tem entre os dedos. Exú se abaixa para ver melhor e ela sopra sobre seus olhos um pó mágico que ao cair nos olhos de Exú o cega e arde muito. Exú gritava de dor e dizia;
- Eu não enxergo nada, cadê meus búzios?
Oxum fingindo preocupação, respondia:
- Búzios? Quantos são eles?
- Dezesseis, respondeu Exú, esfregando os olhos.
- Ah! Achei um, é grande!
- É Okanran, me dê ele.
- Achei outro, é menorzinho!
- É Eta-Ogundá, passa pra cá…
E assim foi até que ela soube todos os segredos do jogo de búzios, Ifá o Orixá da adivinhação, pela coragem e inteligência da Oxum, resolveu-lhe dar também o poder do jogo e dividí-lo com Exú.
Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida
Cor: AZUL ESCURO E AMARELO OURO JUNTO AO AZUL CLARO
Dia da semana: sábado.
Fio de contas: Na Umbanda, Porcelana e miçangas AZUL CLARO e AMARELO
Vela: Azul Escuro
Instrumentos de culto a OXUM: leque (abebé) com estrela e espelho
Algumas ervas de OXUM: Calêndula, Erva Cidreira,Camomila
Flores: rosas brancas, para trabalhos. Lírios de toda espécie, margaridas, flor de maio, amor-perfeito, madressilva, narciso
Metal: cobre e ouro
Número: 5
Planeta: Vênus
Chacra: Umbilical
Bebida: champanhe clara (pode ser de maçã), água de coco, licor de cereja (não se faz trabalhos com licor,mas é sempre bom ter em casa)
Animal: arara
Pedras: Ametista, Quartzo Rosa
Quizilas de Oxum: Abacaxi
Frutas: frutas doces em geral, banana prata e ouro, laranja-lima, cereja, maçã, pera, melancia, goiaba, framboesa, figo, pêssego, uva
DATA COMEMORATIVA DE OXUM:No dia 08 de dezembro, “Dia de Nossa Senhora da Conceição”
Domínio: Águas doces sem lama, nascentes e cachoeiras
Elemento: Portanto seu elemento é a água em discreto movimento nos rios, a água semiparada das lagoas não pantanosas, pois as predominantemente lodosas são destinadas à Nanã e, principalmente as cachoeiras são de Oxum, onde costumam ser-lhe entregues as comidas rituais votivas e presentes de seus filhos de santo
Saudação: Aieie Mamãe Oxum
Comida de Oxum: Omolucum
QUANDO OFERENDAR OXUM - Para trabalhos pedindo:
- aconchego, harmonia, fertilidade, amor, prosperidade, bons relacionamentos
- novas idéias, prosperidade
Vídeos interessantes:
Lenda:
Arquétipo:
FILHOS DE OXUM (ARQUÉTIPO)
O filhos de Oxum dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar as suas diferenças com habilidade e diplomacia. Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões.
Filhas de Oxum tem intuição forte e podem se tornar líderes espirituais.
São obstinadas na procura dos seus objetivos.
Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem as suas finalidades; atrás da sua imagem doce esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.
Têm uma certa tendência para engordar, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.
Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém.
O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso, algumas das maioresYalorixás (mães-de-santo) da história do Candomblé, tenham sido ou sejam de Oxum.